MISSÃO F.

Experimento performático realizado em 2017 pelas atrizes Carol Vidotti e Emilene Gutierrez. Provocadas pelo artigo Programa Performativo: O corpo-em-experiência da performer e teórica Eleonora Fabião (2013), o experimento propõe a elaboração de um “enunciado” a ser experienciado pelas criadoras a fim de tensionar as relações de pertencimento estético-político de determinadas representações femininas pela cidade.

Trajadas com saia, camisa e salto alto característicos do cenário paulistano e arrastando objetos amarrados na cintura como véus de noivas pelas calçadas, as atrizes se deslocam individualmente por uma cartografia pré-definida até se encontrarem e desfrutarem de suas companhias. O estudo toma a ideia do programa como “motor da experiência” no qual as ações estipuladas e realizadas sem ensaio prévio são friccionadas entre corpo e cidade; possibilitando a abertura de pequenas zonas poéticas que detonam questões da ordem da presença e estranhamento de si.
Na ocasião, o programa MISSÃO F. se configurou como intervenção urbana realizada na Av Paulista no horário da tarde, do almoço, quando as calçadas enchiam de trabalhadores e executives que trombavam curiosos pelas semelhanças e disparidades do gesto.

 

“Finalizo retornando à epígrafe deste texto. Disse Pope.L numa entrevista:

“Se tivesse que dar outro nome ao que faço, se não chamasse de performance, chamaria de

prática”. Uma “prática”. Uma prática de criação de corpo que só pode acontecer no

confronto direto com o mundo; e ainda, uma prática de criação de mundo que só pode

nascer do confronto direto com o corpo. Uma prática “acutilante” e humorada que

chacoalha a separação entre arte e não-arte. Que lança o corpo do artista na urgência

do mundo e a urgência do mundo no regime de atenção artístico.”
Eleonora Fabião

Missão-foto-1-(PAULA-HEMSI).jpg

FICHA TÉCNICA

CONCEPÇÃO, PERFORMANCE E PRODUÇÃO Carol Vidotti e Emilene Gutierrez FOTOGRAFIA, VÍDEO E APOIO GERAL Paula Hemsi e Lúcia Kakazu EDIÇÃO DE VÍDEO Emilene Gutierrez

TEASER

LABIRINTO_SEM_FUNDO.png