ANTOLOGIA DRAMÁTICA

A Antologia Dramática foi uma série de encontros temáticos que nos colocaram em contato e ampliaram o nosso olhar para a dramaturgia teatral. Realizada em formato de transmissões online (lives), foi conduzida pelos integrantes do Coletivo Labirinto e apresentando passagens, trechos e cenas de textos dramáticos - agrupados de acordo com o tema maior do encontro da noite -, abordando curiosidades, peculiaridades e histórias referentes àqueles textos ou às encenações realizadas a partir deles.

A Antologia, desenvolvida durante a pandemia da COVID-19, foi uma investida do Coletivo Labirinto em um tipo de ação que buscou reinventar a ideia do encontro, tão essencial ao teatro. Os temas, os trechos de textos lidos e as histórias contadas eram ao fundo um pretexto para que conseguíssemos restaurar a sensação de partilharmos – artistas e público – algo no presente, no agora; estando juntos e em companhia, mesmo que fisicamente distantes. A interatividade entre atores e espectadores foi fundamental para a criação dessa zona de cumplicidade e afetividade. A cada episódio, o Coletivo recebia ainda a participação de um artistas convidades para a leitura de uma das cenas escolhidas e para conversarem um pouco sobre o tema da noite.

A primeira temporada da Antologia Dramática aconteceu no perfil do Coletivo Labirinto no Instagram (o @coletivo.labirinto), em 05 episódios semanais, durante os meses de junho e julho de 2020. Os temas escolhidos para esses encontros foram: a beleza, a dramaturgia do eclipse brasileiro – partes 1 e 2 (com textos escritos de 2013 a 2020), Gianfrancesco Guarnieri e a Dramaturgia Latinoamericana Contemporânea – seu tema de pesquisa. Neles, o Coletivo passeou por cerca de 40 cenas, estabeleceu intercâmbio com artistas de outras regiões do país e – fundamentalmente – pôde exercitar e se familiarizar com a linguagem proposta. Mais adiante, realizou uma edição especial da Antologia através da página do Teatro Paulo Eiró (@teatropauloeirosp) no Instagram, a convite da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Em abril de 2021, o Coletivo Labirinto realizou através dos recursos da Lei Aldir Blanc mais uma temporada de 04 episódios da Antologia Dramática, partindo da trajetória poética do Labirinto para a ampliação de repertório e imaginário sobre es dramaturgues latines:

 

EPISÓDIO 01 - DRAMATURGIA ARGENTINA CONTEMPORÂNEA

EPISÓDIO 02 - DRAMATURGIA URUGUAIA CONTEMPORÂNEA

EPISÓDIO 03 - DRAMATURGIA CHILENA CONTEMPORÂNEA

EPISÓDIO 04 – DRAMATURGIA CUBANA CONTEMPORÂNEA

FICHA TÉCNICA

CRIAÇÃO E REALIZAÇÃO Coletivo Labirinto PRODUÇÃO Carol Vidotti e Wallyson Mota ARTE GRÁFICA Wallyson Mota APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEMPORADA 01 (JUNHO DE 2020) e EDIÇÃO ESPECIAL DE TEATRO PAULO EIRÓ Carol Vidotti e Wallyson Mota APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO TEMPORADA 02 (ABRIL DE 2021) Abel Xavier, Carol Vidotti, Ton Ribeiro, Fábia Mirassos, Mauriceia Rocha e Wallyson Mota.